Primeira publicação 1️⃣

Fiz esse site utilizando a plataforma WordPress.org e essa é a primeira publicação que faço nele.

Aqui irei falar das coisas que gosto. Arte, design, informática, tecnologia e videogames. Também irei publicar meus desenhos digitais.

Eu havia criado meu website imagemturbo utilizando a plataforma Blogger do Google em 22 de Janeiro de 2011. Inclusive adquirindo um domínio personalizado .com para ele. Você pode conhecer mais sobre a história dele nesse artigo aqui. No entanto com o passar dos anos fui percebendo os problemas do Blogger e o trabalho que tinha para saná-los ou contorná-los.

Dificuldades encontradas no Blogger 🤦‍♂️

  • O tamanho máximo das imagens inseridas era limitado a 1600×1600 pixels. Não adiantava eu desenhar belas imagens com alta resolução se ao publicá-las o Blogger reduzia seu tamanho.
  • Ultimamente ao adicionar imagens nos posts elas não eram exibidas em tamanho grande ao clicar nelas. Mesmo editando nas opções e propriedades da imagem na janela de edição das postagens o problema persistiu, sendo que a algum tempo atrás funcionava perfeitamente.
  • O Blogger não tem uma aba ou sessão que mostra todas as imagens que fiz upload para os posts. Para acessá-las tive que fazer uma pesquisa no Google. E descobri um endereço estranho que o Google armazena todas as imagens que foram adicionadas na conta da pessoa, e não é o Google Drive mas sim o get.google.com/albumarchive. E inclusive as imagens que colocamos de perfil da conta do Google estão lá. E o mais decepcionante (ou não) é que caso excluímos uma imagem de algum post, ou até o próprio post, essas imagens continuam guardadas nesse link. Com o passar do tempo ficam acumuladas um monte de imagens, e não existe separação alguma entre as que ainda estão publicadas no Blogger e as que foram apagadas dele. É preciso identificá-las e excluir uma por uma, o que é um processo demorado tento em vista que a cada exclusão a página recarrega novamente, o que leva um tempo quando se tem centenas de imagens.
  • Os templates disponíveis não eram do meu agrado e tive que aprender a programar um por conta própria.
  • Tenho a sensação que todo o código que constitui as páginas do Blogger não é bem otimizado. Ainda mais quando o template que fiz é feito a partir de um outro estilo básico do Blogger. Como sou leigo em programação web fico com a sensação que restam códigos desnecessários dentro.
  • Apesar do Blogger disponibilizar o recurso de visualização para smartphones o resultado não é tão bonito.
  • O painel de edição do Blogger não é bom para uso em smartphone. O do WordPress é muito prático e bem otimizado para smartphones, tanto que escrevi parte dessa publicação usando o meu aparelho.

Um novo recomeço ✨

Com todas essas dificuldades encontradas no Blogger decidi mudar minha plataforma de publicação para outro meio. Pesquisei muito e decidi usar o WordPress.

Não quis fazer o download do antigo Blogger e fazer trazer via exportação aqui, decidi simplesmente recomeçar do zero fazendo uma publicação de cada vez. Além do mais, caso eu tivesse feito a exportação as imagens não seriam em tamanho real, mas sim redimensionadas para aquele tamanho que listei acima. Tenho o backup de todos os meus trabalhos digitais e farei novas publicações com eles. Agora tenho mais experiência e as publicações serão mais bem feitas e profissionais. Irei programá-las para datas especiais e com relação aos trabalhos que fiz. 

A vida acaba nos fazendo ficar saturados de algumas coisas, nos deixando desmotivados às vezes. A sensação é como seu eu tivesse jogado a caixa velha fora e colocando todos os meus tesouros em uma nova embalagem. Por isso achei que seria interessante recomeçar novamente no mundo da internet abandonando o velho e abrindo os braços para o novo, sem deixar de lado é claro a experiência adquirida.

Fiquem a vontade para navegar!

🙋‍♂️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *