Sobre backup 💾

Certa vez perdi um cartão de memória com fotos da minha filha. Fiquei muito triste pois não tinha backup ou sequer cópias desses dados. Foi somente a partir daí que percebi o quanto é importante fazermos backup de nossos arquivos pois ninguém está livre do azar do acaso.

Comprei um HD externo de 2TB e depois de muito refletir defini uma boa forma de fazer meus backups. A princípio queria utilizar um programa próprio e específico, então pesquisei bastante e escolhi o SyncBack Free. Ele é muito bom, mas fiquei um pouco intimidado com a grande quantidade de configurações que ele necessita para operar. Basicamente esses programas de backups são bastante complexos, pois oferecem todas as formas, incluindo o completo, diferencial e incremental. Meu objetivo era fazer backups simples e confiáveis, de modo que não houvesse erro durante o processo, pois não queria ter uma surpresa desagradável quando precisasse recuperar algum arquivo.

Então desisti de utilizar esse programa e resolvi apenas criar uma pasta chamada Backup no meu HD externo e colocar nela todos os meus arquivos em pastas nomeadas com a data da cópia. Certa vez precisei copiar um vídeo que estava em outro HD externo que tenho, mas não consegui, porque o HD estava com milhares de arquivos de todos os tipos e tamanhos e com o passar do tempo ele ficou bastante fragmentado.

Para algo parecido não ocorrer de novo tive a ideia de compactar os arquivos em pastas zipadas divididas em partes no momento de realizar os backups. Isso resultaria em arquivos de tamanhos idênticos e minimizaria o fator de fragmentação. Utilizei o programa 7-Zip. Desse modo fiquei muito satisfeito com o processo de backup, realizando periodicamente.

Basicamente mantinha meus arquivos no meu computador pessoal com cópias no HD externo. De repente me veio um pensamento terrível. E se algum ladrão entrasse em minha residência na minha ausência e levasse embora todos os meus aparelhos tecnológicos? Tomei essa situação como real e certa de ocorrer, porque de fato já havia acontecido algo parecido no passado. Me ausentei junto com a família durante o dia, e ao chegar em casa a noite me deparei com a casa toda revirada. O ladrão havia roubado além de pequenos itens de valor como também todos os pendrives que tínhamos em casa. Felizmente não roubou meu computador e nos pendrives não tinham nada de importante além de músicas e programas. Isso foi antes de criar minha rotina de backups que descrevi acima, imaginei que tive uma certa sorte. Mas infelizmente uma colega de trabalho não teve essa mesma sorte, pois roubaram um notebook dela contendo todas as fotos de seus filhos desde pequenos, quando um ladrão invadiu a casa dela em sua ausência. Simplesmente não poderia confiar meus preciosos arquivos pessoais num único espaço geográfico, tinha que deixar uma cópia deles em um outro lugar também.

Então tive a ideia de deixar cópias dos backups no computador do meu trabalho, mas ele não tinha espaço disponível, então fiz uma cópia de uma das pastas de backup num outro PC que estava ocioso, pois ninguém o utilizava. Essa pasta ficou lá por aproximadamente duas semanas, até que fui ligar esse computador pra atualizar alguns programas. Percebi que alguém havia ligado e utilizado o computador do lado dele, mas não tive certeza se alguém viu minha pasta de backup que havia deixado. Essa pasta era apenas um backup das fotos e vídeos da minha filha pequena, mas mesmo assim fiquei me sentido estranho e receoso que alguém as poderia ter visto, ou até copiado ela. Por precaução apaguei por definitivo essa pasta, pois afinal de contas eram dados pessoais, por mais que não fosse nada de revelador.

Mesmo sendo dados tranquilos, nunca é bom deixá-los a vista de qualquer pessoa, pois o mundo está cheio de maldade, e nunca se sabe até onde vai a criatividade para esse mal. Precisava proteger esses dados.

Como essa história está ficando longa, fiz outra página para continuá-la. Nela falo sobre minha experiência com criptografia.

Até mais!

🙋‍♂️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *